Você está visualizando atualmente Incontinência urinária: Laser íntimo e Emsella

Incontinência urinária: Laser íntimo e Emsella

Temos falado bastante sobre incontinência urinária por aqui, e hoje quero compartilhar com vocês a diferença do tratamento com o laser íntimo e do método com a cadeira Emsella.

Apesar de poderem ser usadas para a mesma finalidade clínica, que é a perda urinaria aos esforços, a tecnologia destes dois aparelhos é bem diferente .

O laser íntimo consiste na aplicação de um equipamento parecido com o ultrassom transvaginal que emite ondas de laser em toda a parede vaginal.
Isso faz com que haja um aumento da produção de colágeno e elastina pela parede vaginal , melhorando a sustentação da uretra e consequentemente ajudando na melhora da incontinência urinária.

De sobra, para as mulheres menopausadas, o laser vaginal ajuda na lubrificação íntima, prejudicada pela falta de estrógeno nesta fase da vida da mulher.

Já o Emsella é uma cadeira que emite ondas eletromagnéticas, provocando mais de 11000 contrações por minuto na musculatura do assoalho pélvico, que é responsável por dar suporte aos órgãos intra-abdominais como a bexiga, útero e a parte final do intestino .

Com a idade, gestações, partos e menopausa perdemos o tônus da musculatura pélvica, além de colágeno das paredes vaginais.

Apesar de serem tecnologias distintas, o laser e o Emsella são complementares no tratamento da incontinência urinária de mulheres que sofrem com este problema.

È importante uma avaliação clínica para optar por determinada tecnologia ou então, em alguns casos, associá-las.

Referências bibliográficas:

Neurourology and Urodynamics 29:213–240 (2010)

https://pelvicfloorspecialist.com/wp-content/uploads/2016/08/FemaleUI_Abrams-2010.pdf