Você está visualizando atualmente Ouvir música durante a gravidez acalma o bebê?

Ouvir música durante a gravidez acalma o bebê?

  • Categoria do post:Para Gravidas

A ciência já nos permite saber que na 12ª semana de gestação, correspondente ao terceiro mês, o aparelho primitivo do bebê 👶já está formado.

Chegando na 16ª semana, o bebê já pode ouvir sons mais abafados e a partir da 20ª semana de gravidez o bebê torna-se capaz de distinguir sons. Isso quer dizer que ele pode escutar o que ocorre dentro da barriga e fora dela, como os passos e a voz da mamãe.

Se ouvir música traz uma sensação relaxante para a mãe, ele não só escutará como se sentirá bem também. A música certamente é um elo importante de conexão entre bebê e a mãe após o nascimento. Ele se sentirá acolhido e seguro ao ouvir os sons ou músicas que já lhe são familiares desde que estava no ventre materno.

Atualmente existem vários aplicativos que simulam o barulho que o bebê escuta na barriga, como os batimentos cardíacos ou circulação sanguínea, e esses sons acalmam o neném nos momentos de cólica ou quando estão inquietos para dormir, por exemplo.

Mamães, conversem com seus bebês dentro da barriga, cantem para eles, enfim, a conexão de vocês não precisa esperar até o momento do nascimento.

Compartilhe essa informação com suas amigas grávidas

Referências bibliográficas:

10: Moyer VA. Screening for gestational diabetes mellitus: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. U.S. Preventive Services Task Force. Ann Intern Med 2014;160:414–20. (Level III)