Você está visualizando atualmente Entendendo a fertilidade

Entendendo a fertilidade

Com o passar dos anos a mulher sofre uma perda progressiva, tanto no número de óvulos, quanto em sua qualidade. Ainda assim, enquanto houver óvulos é possível engravidar, mas quanto maior for a idade da mulher, mais difícil será.

Os exames Inibina-B e hormônio Antimulleriano identificam o potencial de óvulos nos ovários. E através dos hormônios FSH, LH e estrogênio é possível analisar a capacidade do ovário em produzir estes óvulos.

No entanto, existe uma perda natural da produção destes óvulos após os 35 anos de idade. Para mulheres que pretendem engravidar após esta idade, o ideal é fazer uma solicitação comum no consultório é a avaliação da fertilidade da mulher.

Dra., quais exames eu preciso fazer para saber se sou fértil?

A resposta é: Posso solicitar alguns exames para sabermos se há algo que possa afetar sua fertilidade, mas não há como saber se você é fértil ou não, porque o conceito de fertilidade é clínico e se refere ao casal, ou seja, só dá pra saber se um casal é fértil ou não, se estão tentando engravidar e não obtêm sucesso.

Procure uma clínica de reprodução de sua preferência!

Referências bibliográficas:

Female age-related fertility decline (Fertil Steril_ 2014;101:633–4. _2014 by American Society for Reproductive Medicine

https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(13)03464-X/fulltext