11 3050.6300 DRA. ANA LÚCIA BELTRAME • CRM-SP 97.198
GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E REPRODUÇÃO HUMANA
Clínica Ella - Centro de Saúde Feminina
Tratamentos
Causas de infertilidade

A infertilidade é um problema muito comum entre homens e mulheres de todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e sociedades científicas, entre 8% e 15% dos casais lidam com ela. E somente, no Brasil, a estimativa é que mais de 278 mil casais em idade fértil tenham dificuldades para conceber um filho.

Mas você sabe o é que infertilidade?

Antes de qualquer coisa é preciso considerar a taxa de fecundidade, ou seja, a possibilidade de um casal engravidar por mês espontaneamente:  20%, ou seja, muito baixa.

Sendo assim, é normal haver certa demora nas primeiras tentativas.

Mas quando falamos em infertilidade conjugal, consideramos a ausência de gestação depois de 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional e com atividade sexual regular (no mínimo duas relações por semana com intervalo de dois há três dias).

Vale destacar que infertilidade não é sinônimo de impossibilidade de engravidar, mas sim, dificuldade para conceber uma gestação, que pode variar em diversos graus.

O que pode causar infertilidade?

Nas mulheres a infertilidade pode estar relacionada à problemas na ovulação, alterações tubárias, alterações no útero e endometriose.

Nos homens ela é caracterizada por problemas na formação do espermatozoide, dificuldade no transporte pelos ductos seminais ou limitações na ejaculação dos espermatozoides.

 Há ainda fatores de risco em ambos os sexos como o tabagismo, idade avançada, peso abaixo ou acima do recomendado, ou DSTs.

Depois de diagnosticadas a causa da infertilidade, o médico especialista irá indicar o tratamento mais indicado para o casal.

Vale ressaltar que em aproximadamente 15% dos casos, não há diagnóstico para a causa da infertilidade. Chamamos este grupo de infertilidade sem causa aparente.

A medicina reprodutiva é uma ciência muito nova, e com constantes descobertas. Acreditamos que com o passar do tempo, novas tecnologias e diagnósticos diminuirão sensivelmente o número de casais sem conhecidos problemas, melhorando os resultados e tratamentos para estes casais.

Assine e receba em primeira mão os informativos com dicas da Dra. Ana Lucia Beltrame e equipe.
Dra. Ana Lúcia Beltrame
CRM-SP 97.198

Dr. João Frederico Luciano
de Mello - CRM-SP
Endereço
Rua Maria Figueiredo 595 conj. 63/64
Telefone
11 3050.6300
© 2017 • Dr. Ana Lúcia Beltrame. Todos os direitos reservados.