11 3050.6300 DRA. ANA LÚCIA BELTRAME • CRM-SP 97.198
GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E REPRODUÇÃO HUMANA
Clínica Ella - Centro de Saúde Feminina
Saúde Feminina
Cuide-se e ame-se cada dia mais!
Saúde Feminina
Adolescentes

Quando levar a adolescente ao ginecologista?

Nesta fase de descobertas é muito importante que se estabeleça uma relação de confiança entre o médico e a paciente, sendo recomendado a primeira consulta entre 12 a 15 anos de idade.  

Com o vínculo fortalecido, a adolescente se sente à vontade para tirar suas dúvidas e recebe melhor as orientações em relação a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, uso de métodos contraceptivos e cuidados gerais sobre sua saúde.

Existe uma idade certa para menstruar?

As adolescentes menstruam mais frequentemente entre 11 e 14 anos. No entanto, algumas meninas podem menstruar antes ou depois deste período sem ter nenhum problema para que isso aconteça.

Quanto tempo dura o ciclo menstrual?

Normalmente o ciclo menstrual varia de 25 a 32 dias

Quantos dias deve durar a menstruação?

A menstruação normalmente dura de 3 a 7 dias

E, quando ela começa, muitas vezes não é continua e bem desregulada. Por que isso acontece? Elas devem se preocupar?

A ovulação e o crescimento do endométrio (que é a camada de dentro do útero, eliminada durante a menstruação), são decorrentes de uma série de estímulos hormonais que envolvem o hipotálamo (que é uma região do nosso cérebro), a hipófise, (que é uma glândula que fica dentro da nossa cabeça) e o ovário. Chama-se eixo hipotálamo-hipofisário –ovariano. Nos primeiros ciclos menstruais, este eixo pode não estar maduro o suficiente, provocando alterações do ciclo menstrual, que são absolutamente esperados para esta fase da vida da mulher.

Desta forma, irregularidades menstruais são bem frequentes nesta fase, mas devem sempre ser comunicadas ao médico para que se excluam outras causas relacionadas .

Algumas meninas sofrem muito com a menstruação: cólicas, dores e desconforto. Existe alguma coisa que possa ser feita para prevenir?

Primeiro é necessária uma consulta ao ginecologista para que se descarte causas secundárias de cólica menstrual como endometriose, miomas e cistos nos ovários.

Chegando-se a conclusão de que se trata de uma cólica menstrual primária, ou seja, decorrente somente da contração da musculatura uterina, o uso de alguns analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais e até mesmo, pílulas anticoncepcionais, podem melhorar estes sintomas.

Algumas garotas tem o fluxo muito intenso e outras, muito pequeno. Isso é normal, é preciso se preocupar?

O fluxo menstrual varia de mulher para mulher. O que a menina deve observar é se houve uma alteração do seu padrão normal (se está menstruando mais ou menos do que o habitual ), que pode indicar que algo pode estar alterado, como por exemplo , alterações tireoidianas ou de um hormônio chamado prolactina, que também influenciam no ciclo menstrual.

No período menstrual aumentam os riscos de contaminação com doenças. Quais cuidados a garota deve ter nesse período?

Devido ao sangramento, a pratica de atividade sexual durante as menstruações aumenta a chance de contrair ou passar doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, se for fazer sexo neste período, use preservativo. Aliás, use preservativo sempre!

Importante ressaltar que a higiene deve ser mais acentuada neste período, para evitar contaminação de bactérias intestinais na vagina, que pode ser facilitada pela permanência de absorventes úmidos por tempo prolongado.

Não deixe de trocar absorventes ou tampões por mais de 4 horas.

Qual os efeitos das pílulas anticoncepcionais no corpo das meninas? Além de prevenir a gravidez, ela ajuda em mais alguma coisa?

A pílula anticoncepcional além do efeito contraceptivo, pode ser usada no controle da endometriose, tratamento de cólicas menstruais, controle de ciclos irregulares, tratamento de síndrome dos ovários policísticos, além de diminuir a incidência de câncer de ovário e endométrio a longo prazo.

Adolescentes podem usar Dispositivos intrauterinos (DIUs)?

Se a menina já tiver tido relação sexual, pode sim! Inclusive é recomendado pelo Colégio Americano de Ginecologia que os DIUs e os implantes hormonais  sejam o método contraceptivo de escolha para adolescentes, devido ao baixo índice de efeitos colaterais e pela segurança ( as meninas esquecem muito de tomar os comprimidos.....)

Quais são os sintomas da TPM? Todo mundo tem?

A TPM é caracterizada com sintomas que aparecem antes da menstruação e melhoram com a sua chegada. Os sintomas mais frequentes são: dor de cabeça, dor nas mamas, irritabilidade, melancolia e inchaço.

Nem todo mundo tem TPM, mas é importante saber que a prática de atividade física e uma alimentação saudável podem amenizar os sintomas

A Clinica Ella acredita que o papel do ginecologista extrapola os cuidados relacionados ao sistema reprodutor feminino. Temos a preocupação com a saúde integral da mulher.

O acompanhamento ginecológico desde a adolescência, além de prevenir gestações indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis, conscientiza a adolescente da  manutenção da hábitos saudáveis para uma boa qualidade de vida, além de estimula-la a se responsabilizar pelo seu próprio corpo, conhecendo seu funcionamento, cuidando e identificando possíveis problemas.  

Assine e receba em primeira mão os informativos com dicas da Dra. Ana Lucia Beltrame e equipe.
Dra. Ana Lúcia Beltrame
CRM-SP 97.198

Dr. João Frederico Luciano
de Mello - CRM-SP
Endereço
Rua Maria Figueiredo 595 conj. 63/64
Telefone
11 3050.6300
© 2017 • Dr. Ana Lúcia Beltrame. Todos os direitos reservados.