11 3050.6300 DRA. ANA LÚCIA BELTRAME • CRM-SP 97.198
GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E REPRODUÇÃO HUMANA
Clínica Ella - Centro de Saúde Feminina
Pré Natal
Uma grande prova de amor!
Pré Natal
Assistência ao recém-nascido

Em tempos atuais, a assistência humanizada à gestante, mãe e bebê vem sendo bastante discutida. No caso do recém-nascido, ela compreende em uma atenção individualizada para evitar condutas desnecessárias (naquele ou em qualquer tempo) e garantir maior bem-estar em um momento tão especial. Essas medidas devem ser aplicadas sempre que o bebê vier de uma gestação de baixo risco e nascer em boas condições.

Clampeamento tardio do cordão umbilical

Antigamente, o cordão umbilical era clampeado assim que o bebê nascia. Hoje em dia, preconizamos o clampeamento mais tardio do cordão (caso o bebê esteja bem), ocorrendo entre 1 a 3 minutos. Esse sangue a mais que vai para o bebê leva a estabilização mais rápida da pressão arterial e mostrou que pode aumentar as reservas de ferro reduzindo a incidência de anemia ao longo da infância.

Contato pele a pele

Logo que o bebê nasce, o pediatra verifica se ele está respirando bem e se o coração está batendo adequadamente. Se a resposta for positiva para esses dois pontos, levando sempre em consideração que se trata de uma gestação de baixo risco e de um bebê saudável, o contato pele a pele é muito importante e deve ser iniciado imediatamente. Isso porque sair do ambiente intrauterino pode ser especialmente desagradável para aquele bebê que sempre esteve contido nos limites das paredes uterinas, aquecido, no escuro e ouvindo o som mais abafado. Dessa forma, o contato pele a pele da mãe ajuda a manter a temperatura do corpo do recém-nascido, favorece a criação de um vínculo entre mãe e bebê e ajuda na transição cardiopulmonar da vida intrauterina para a extrauterina.

Imprinting

É impressionante ver como o bebê reconhece a mãe. Muitas vezes, ele para de chorar assim que entra em contato com a pele da mãe e a olha. Esse fenômeno é chamado de imprinting e é fundamental para estabelecer e fortalecer o vínculo e o apego entre a mãe e o bebê. É como se a primeira visão do mundo extrauterino ficasse “carimbada” na mente do bebê, a visão da mãe.

Golden minute

E quando o bebê não nasce tão bem? Caso ao nascimento o bebê não tenha uma respiração adequada ou a frequência cardíaca esteja baixa, o pediatra neonatologista deve iniciar as manobras de reanimação. Sabemos que 10% dos recém-nascidos necessitarão de manobras de reanimação ao nascimento. É de grande importância que essas manobras sejam iniciadas nos primeiros 60 segundos de vida, o que chamamos de Golden Minute, a fim de garantir melhores resultados finais tanto na reanimação quanto na qualidade de vida da criança.

Credé

O método de Credé é a instilação de uma gota de colírio de nitrato de prata a 1% em ambos os olhos do recém-nascido até a primeira hora de vida. Ele é utilizado para prevenir a conjuntivite gonocócica e por clamídia. Esse colírio, através do efeito irritativo, pode causar uma conjuntivite que é chamada de química. A conjuntivite química não traz riscos ao bebê e ela é facilmente tratada com limpeza ocular, se resolvendo até a alta do recém-nascido. Sua realização está regulamentada desde 1977 e é obrigatória por lei. Caso os pais não desejem realizar o método, orientamos a conversar diretamente com o neonatologista que assistirá o parto.  

Banho

Em 2015, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou o “Consenso de cuidado com a pele do recém-nascido”. A pele é o maior órgão do corpo humano e tem função de proteção. No recém-nascido, é um órgão bastante sensível, merecendo cuidados especiais. O neném nasce recoberto pelo vernix caseoso, que é um biofilme protetor a prova de água que lubrifica o feto auxiliando a passagem no canal de parto. O vernix também promove a hidratação da pele do recém-nascido, ajuda na regulação da temperatura e forma uma barreira mecânica contra agentes infecciosos, funcionando como um sistema de defesa importante. Dessa forma, o primeiro banho deve ser realizado depois que o recém-nascido apresentar estabilidade da temperatura e da função cardio-respiratória, preferencialmente depois das primeiras 6 horas de vida, em um ambiente aquecido e tranquilo. Esse banho deve ser para remover as secreções sanguíneas, mas deve manter o vernix. Deve ser suave, sem esfregar a pele com panos ou toalhas e utilizando produtos específicos para o recém-nascido, a fim de evitar agressões à pele ainda frágil. "

 

Assine e receba em primeira mão os informativos com dicas da Dra. Ana Lucia Beltrame e equipe.
Dra. Ana Lúcia Beltrame
CRM-SP 97.198

Dr. João Frederico Luciano
de Mello - CRM-SP
Endereço
Rua Maria Figueiredo 595 conj. 63/64
Telefone
11 3050.6300
© 2017 • Dr. Ana Lúcia Beltrame. Todos os direitos reservados.