11 3050.6300
DRA. ANA LÚCIA BELTRAME • CRM-SP 97.198
GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Possíveis causas da infertilidade masculina

Você sabia que em muitos casos, os problemas de infertilidade em um casal podem ser causados pelo homem?

Além disso, vale ressaltar que capacidade reprodutiva e potência sexual são fatores distintos, pois, apesar de serem muito confundidos entre si, esta confusão pode gerar reflexos psicológicos no homem.

Isso quer dizer que, quando o homem fica sabendo que está infértil, pode não conseguir isolar o fato de algum problema de ereção.

Assim, o impacto da infertilidade pode ser sofrido em alguns casos. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre o que é a infertilidade masculina e quais são as suas possíveis causas. Acompanhe:

Possíveis causas da infertilidade masculina

O que é a infertilidade masculina?

A infertilidade conjugal pode ser definida como a ausência de gestação depois certo período com relações sexuais regulares e sem uso de método anticoncepcional.

No caso da infertilidade masculina, a ausência da gestação pode ser causada por um problema ou doença única, mas é muito comum serem encontrados distintos fatores que, quando associados, levam a uma importante redução do potencial fértil do homem.

Quais são as suas possíveis causas da infertilidade masculina?

Para investigar as possíveis causas da infertilidade masculina, a realização de um exame físico da bolsa testicular e o exame de espermograma são fundamentais para que o médico especialista avalie qual é o real potencial reprodutivo do homem.

Entre as causas que ocasionam a infertilidade masculina podemos citar:

  • Disfunções hormonais;
  • Uso de anabolizantes;
  • Exercícios físicos em excesso;
  • Infecções genitais;
  • Causas congênitas;
  • Consumo de maconha e/ou cocaína, tabagismo;
  • Exposição à radiação, a temperaturas elevadas e à poluição ambiental;
  • Doenças sexualmente transmissíveis e inflamações nos testículos.

Uma pequena parte dos homens inférteis, quando fazem o exame de espermograma, descobrem uma ausência de espermatozoides chamada azoospermia.

Em alguns casos, é necessário avaliar tanto as doenças que impedem a saída de espermatozoides (fibrose cística, por exemplo), quanto as situações que intervenham na própria produção pelo testículo, como, por exemplo, modificações genéticas.

Varicole, a principal causa de infertilidade entre os homens

Entre as doenças que mais causam a infertilidade masculina a varicocele (uma dilatação das veias testiculares), é uma das mais comuns.

Nos casos de varicocele, o testículo esquerdo é geralmente o mais afetado, porém a bilateralidade é muito comum.

Fator idade na infertilidade masculina

Vale lembrar que não é apenas a idade materna que influencia no potencial de gravidez do casal. Quanto maior for a idade do homem, maiores são as possibilidades de acontecerem alterações na produção e na qualidade dos espermatozoides, que podem causar algumas consequências (se houver gravidez):

  • Maior risco de perda precoce da gestação,
  • Dificuldade na formação de um embrião,
  • Maiores chances de síndromes genéticas e de outras doenças.

Existe tratamento para a infertilidade masculina?

Sim. Entre os tratamentos mais recomendados para tratar a infertilidade masculina podemos citar a Fertilização in Vitro, cirurgias, entre outros. O ideal é que o paciente converse com um médico de confiança e especialista no assunto, para que o mesmo indique qual a melhor solução para o caso.


Veja +


Possíveis causas da infertilidade masculina
Ultrassom transvaginal com preparo intestinal
Ultrassom morfológico de 1° trimestre
Endometriose
Abortos de repetição

<< Voltar