11 3050.6300
DRA. ANA LÚCIA BELTRAME • CRM-SP 97.198
GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Ultrassom morfológico de 1° trimestre

Também conhecido como Exame de translucência nucal, este é o ultrassom que mais fornece informações ao Obstetra, para que se possa tratar ou prosseguir na investigação de patologias fetais e no momento adequado.

O ultrassom morfológico de 1º trimestre é realizado entre 11 e 13 semanas e 6 dias e possibilita um estudo minucioso do bebê que vai muito além da medida da translucência nucal isolada

QUAIS OS OBJETIVOS DO EXAME?

  • Datar a gestação com maior acuidade;
  • Determinar o Grupo de Risco das pacientes para cromossomopatias do seu feto, para posteriormente sugerir prosseguimento ou não para exames diagnósticos.
  • Diagnosticar a gestação múltipla e respectiva corionicidade, o que é o principal determinante do prognóstico destas gestações;
  • Diagnostigar outras malformações fetais não relacionadas às síndromes como malformações cardíacas, megabexiga, onfalocele, anencefalia, espinha bífida, etc;
  • Outra vantagem, recentemente descrita, é a de identificar as grávidas com maior risco para desenvolver pré-eclâmpsia.

ONDE E COM QUEM DEVO REALIZAR O ULTRASSOM?

Apesar de existirem múltiplos benefícios no US das 11-13 semanas, é essencial que aqueles que realizam o exame tenham um bom conhecimento dos critérios diagnósticos e possam oferecer orientação clínica para as condições identificadas nesse exame.

Para que o profissional esteja adequadamente treinado para realizar esse tipo de exame, com um alto padrão de qualidade, ele deve submeter os seus resultados a um controle de qualidade baseado na distribuição das medidas e avaliação das imagens obtidas.

O uso dos novos marcadores requer treino apropriado do examinador e certificação da sua capacidade de realizar este exame ecográfico.

A Fetal Medicine Foundation, localizada em Londres, é uma organização sem fins lucrativos, idealizadora de muitos projetos na área de medicina fetal e pioneira cálculo de risco do morfológico de 1º trimestre. Tal entidade fornece treinamento e controle de qualidade dos exames realizados credenciando assim os médicos em todo o mundo à utilizarem do seu programa de cálculo de risco.

Desta forma é fundamental que o médico que realize esse exame seja credenciado nesta entidade e utilize o programa fornecido por eles.

Na clínica Ella Saúde, os exames são realizados pelo Dr. João Frederico L. de Mello credenciado na Fetal Medicine Foundation sob o número 109437.


Veja +


Possíveis causas da infertilidade masculina
Ultrassom transvaginal com preparo intestinal
Ultrassom morfológico de 1° trimestre
Endometriose
Abortos de repetição

<< Voltar