11 3050.6300
DRA. ANA LÚCIA BELTRAME • CRM-SP 97.198
GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

Impotência sexual masculina

A impotência masculina ou disfunção erétil é a incapacidade de o homem manter uma ereção satisfatória durante a relação sexual. E para ser considerado impotente, ele precisa manifestar a impotência permanentemente, ou seja, por toda a vida.

É importante ressaltar que falhas ocasionais de ereção, que tem a possibilidade de acontecer com praticamente todas as pessoas do sexo masculino, não podem classificar nenhum homem como impotente.

Além disso, quando falamos em impotência masculina, surgem algumas dúvidas, como, por exemplo: quais são as suas possíveis causas e se ela realmente tem alguma influência na fertilidade.

O que ocorre é que a impotência masculina é um dos assuntos que mais causam incômodo aos homens e ainda é confundida, muitas vezes, com a infertilidade.

Por esse motivo resolvemos, no artigo de hoje, esclarecer essas dúvidas. Acompanhe:

Impotência sexual masculina

Quais são as possíveis causas da impotência masculina?

A impotência masculina é uma disfunção autodescritiva, o que significa que a própria pessoa descreve as suas dificuldades durante a relação sexual.

Depois de definida, existe a impotência masculina de natureza psicogênica e a de natureza orgânica, embora a maioria dos pacientes apresente componentes de ambas.

A diferença citada acima pode contribuir na decisão do médico ou na necessidade de realizar outros métodos de diagnóstico mais especializados.

Dentre as causas orgânicas podemos destacar as de origem vascular, ou seja, o “entupimento” de artérias que nutrem o sistema genital, geralmente relacionadas a casos graves de aterosclerose. Neste caso a avaliação das artérias penianas através do ultrassom com Doppler pode chegar ao diagnóstico.

Outras causas importantes são as relacionadas à inervação pélvica, que pode ficar comprometida após grandes cirúrgicas oncológicas da região, como por exemplo, do câncer de próstata, da bexiga ou do intestino. Neste caso o diagnóstico é feito pelo histórico cirúrgico do paciente.

De qualquer forma, praticamente toda a impotência sexual masculina, pode ser contornada, seja ela psicogênica ou orgânica e o tratamento pode envolver desde a psicoterapia, passando por drogas vasodilatadoras, sejam elas de administração via oral ou por injeção local, cirurgias vasculares ou finalmente a inserção de próteses penianas nos casos mais complexos.

Fatores de risco para a impotência masculina

Os possíveis fatores de risco que mais frequentemente estão relacionados com a impotência masculina são:

  • Diabetes Mellitus;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Idade;
  • Tabagismo;
  • Hipertensão arterial;
  • Cirurgias pélvicas/ radioterapia;
  • Entre outros.

Qual a influência da impotência masculina na infertilidade?

A resposta para esta pergunta é simples e direta: nenhuma. Pois, a impotência sexual e a infertilidade masculina são problemas diferentes.

Segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists – ACOG, em artigo de 2015, a infertilidade é definida quando, o casal não consegue engravidar após um ano de relações sexuais regulares sem o uso de anticoncepcionais.

Entre as causas possíveis para a infertilidade masculina, podemos citar:

  • Disfunções hormonais;
  • Uso de anabolizantes;
  • Exercícios físicos em excesso;
  • Causas congênitas;
  • Causas genéticas;
  • Consumo de maconha e/ou cocaína, tabagismo;
  • Exposição à radiação, a temperaturas elevadas e à poluição ambiental;
  • Doenças sexualmente transmissíveis e inflamações nos testículos;
  • Varicocele, uma dilatação das veias testiculares e uma das principais e mais comuns causas da infertilidade.

Já a impotência masculina, como já explicamos anteriormente, é a incapacidade de manter uma ereção satisfatória durante a relação sexual.

É importante destacar que tanto na impotência masculina quanto na infertilidade existe tratamento. Para ambos os casos é de fundamental importância a compreensão e participação do parceiro sexual, cujo entendimento é de fundamental importância na resolução desta questão.


Veja +


Descubra o que é e como funciona a fertilização in vitro
Como saber se tenho endometriose?
Impotência sexual tem a ver com infertilidade?
Impotência sexual masculina
O que é endometriose?

<< Voltar