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DRA. ANA LÚCIA BELTRAME • CRM-SP 97.198
GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E REPRODUÇÃO HUMANA

A importância da atividade física na gestação

A mudança no padrão de atividade física da população é um assunto atual de grande relevância e, preocupação permanente diante dos problemas de saúde, sobretudo, associados ao crescente sedentarismo e obesidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos com a idade entre 18 e 64 anos necessitam praticar, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana, para o controle do peso e para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e cólon e depressão.

Quando falamos em mulheres grávidas, esta realidade não é diferente. Pesquisas também indicam que os benefícios de praticar atividades físicas na gravidez pelo menos 40 minutos por dia, 4 vezes por semana, são vários, como: prevenção do diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e até mesmo o aumento das chances de o bebê nascer de parto normal.

A importância da atividade física na gestação

Benefícios da atividade física na gravidez

É imprescindível levar em consideração que cada mulher grávida tem as suas próprias necessidades e a decisão final deve ser sempre tomada junto com o obstetra que a acompanha no pré-natal. Pois ele pode identificar algumas condições de risco para a gravidez na qual a atividade física pode ser mais limitada.

Entretanto, com a liberação para a prática de atividades físicas na gestação, a grávida só tem a ganhar abandonando o sedentarismo. Além do que citamos anteriormente, as mulheres grávidas:

  • Ganham menos peso;
  • Sofrem menos com dores nas costas e nas pernas devido ao fortalecimento da musculatura, prisão de ventre, fadiga e inchaço;
  • Têm um risco menor de desenvolver hipertensão;
  • Têm o condicionamento físico e o alongamento melhorados, facilitando o trabalho de parto;
  • Ganham em sensação de bem-estar e bom humor, pois a atividade física promove a liberação de hormônios, entre eles, a serotonina e a endorfina.

Moderação é essencial

Não existe nenhuma contraindicação para a prática de exercícios físicos na gestação normal. Principalmente, quando a gestante já possui um bom condicionamento físico, que proporcionará mais condições de manter um bom nível de atividade durante a gestação.

Em contrapartida, se a grávida não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar – e por se tratar de um período de intensa adaptação do organismo – a recomendação da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) é começar gradativamente e fazer uma atividade mais leve, como natação, hidroginástica, ioga, pilates e caminhada.

Existe alguma atividade física proibida para as mulheres gestantes?

Com o passar dos meses, a recomendação é que a mulher grávida evite atividades físicas que possuem um risco potencial de queda ou de batida da barriga.

Além disso, apesar de cada grávida ser analisada individualmente, é recomendável não praticar exercícios que elevem os batimentos cardíacos, ou seja, manter o limite de 140 batimentos por minuto.

Confira abaixo algumas atividades físicas que possuem risco para as mulheres gestantes:

  • Bicicleta: para a gestante que já tem o hábito de andar de bicicleta frequentemente dá para continuar pedalando até o segundo trimestre. Porém, depois desse período da gravidez, o recomendável é suspender este tipo de atividade, pois centro de gravidade muda e o equilíbrio fica fragilizado, assim, aumentando o risco de quedas. Já para as futuras mamães que não têm o hábito de andar por aí de bicicleta o melhor é evitar a atividade em qualquer período da gestação; Isso não inclui bicicletas fixas “indoor” nas quais esse risco não existe.
  • Esportes coletivos: Além do risco de queda, de choque com outra jogadora ou mesmo a possibilidade de a bola bater na barriga, basquete e futebol são os esportes mais arriscados;
  • Andar a cavalo: mesmo que você ame a atividade não corra o risco de sofrer uma queda;

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