A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma disfunção do metabolismo feminino que interfere, dentre outras coisas, no ciclo normal da ovulação, diminuindo as chances de gravidez em relação a uma mulher que não apresenta o problema.
Estima-se que uma em cada cinco mulheres sofram com esta disfunção, que além de apresentar um padrão ultrassonográfico de múltiplos cistos ovarianos de pequeno tamanho (também conhecido como ovários micropolicísticos), pode também se manifestar com ciclos menstruais irregulares, bem como, sinais e sintomas relacionados ao aumento do nível dos hormônios masculinos, como o aumento da pilificação e oleosidade da pele.
Além das citadas acima, a síndrome possui várias facetas clínicas e pode estar associada com distúrbios lipídicos do sangue (aumento do colesterol), intolerância à glicose (tendência a diabetes), hipertensão e etc.

Sendo assim, é muito importante que o diagnóstico seja feito adequadamente e que, não somente o controle menstrual e ovulatório sejam corrigidos, mas que seja oferecido um tratamento integral na abordagem desta síndrome.

Quer saber mais? Consulte um ginecologista de sua preferência!