Você está visualizando atualmente O que é pré-eclâmpsia?

O que é pré-eclâmpsia?

  • Categoria do post:Para Gravidas

A pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gravidez) geralmente é diagnosticada após a vigésima semana de gestação. É caracterizada por inchaços e perda de proteína na urina. Pode prejudicar o funcionamento da placenta, afetando a passagem de nutrientes para o bebê.

A pré-eclâmpsia pode evoluir para a eclâmpsia, uma forma grave da doença, que põe em risco a vida da mãe e do feto.

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos. A força para essa pressão vem dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor.

Além da hipertensão arterial e do inchaço, principalmente nas pernas e pés, o aumento pressão pode causar aumento exagerado do peso corpóreo e perda de proteína pela urina. ⠀
Os sintomas característicos da eclampsia (o agravamento do caso) são dor de cabeça, convulsão, sangramento vaginal e coma.

Pacientes com pré-eclâmpsia devem medir com frequência a pressão arterial e adotar uma dieta com pouco sal. Atenção redobrada com a pressão caso você esteja gestante ou planejando engravidar.

Referências bibliográficas:

Gestacional hypertension and preeclampsia. ACOG Practice Bulletin Nº 222. Amerian College of Obstetricians and Gynecologists. Obstet Gynecol 2020;135:e237-60https://journals.lww.com/greenjournal/Abstract/2020/06000/Gestational_Hypertension_and_Preeclampsia__ACOG.46.aspx