Você está visualizando atualmente Obesidade e fertilidade

Obesidade e fertilidade

  • Categoria do post:Para Gravidas

Apesar de parte das mulheres obesas engravidarem espontaneamente, sabe-se que a obesidade em mulheres em idade reprodutiva interfere negativamente nas chances de gestação, contribuindo para o aumento dos casos de infertilidade.

Mulheres obesas têm três vezes mais chances de sofrer de infertilidade anovulatória do que pacientes com IMC normal, além de ser comorbidade associada a menores taxas de sucesso em ciclos de reprodução assistida.

O estrogênio, hormônio sexual produzido pelos ovários, pode ter a produção e metabolização alteradas devido ao excesso de gordura. É por isso que o sobrepeso pode ser a causa para ciclos menstruais irregulares, seja com intervalos muito curtos ou mais esparsos.

Quando a infertilidade está relacionada essencialmente com a obesidade ou condições associadas a ela, o primeiro passo para reaver o potencial fértil da mulher é iniciar um tratamento para emagrecer.

Porém, apenas um especialista em reprodução humana poderá identificar com maior precisão qual a condição para a infertilidade da mulher.

Referências bibliográficas:

Obesity and reproduction:- Fertil Steril_ 2015;104:1116–26. _2015 by American Society for Reproductive Medicine.

https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(15)01855-5/fulltext