O casal que está tentando engravidar há algum tempo costumam ficar atento aos seus ciclos menstruais e procuram aprender a calcular o período fértil.

A programação das relações sexuais também conhecida O coito programado é um tratamento que consiste no monitoramento médico da ovulação.

Para calcular o período fértil é necessário considerar que as menstruações ocorram de maneira regular, ou seja, dentro de um período conhecido (p.e. 28 dias), bem como, ter conhecimento da data da última menstruação.

Habitualmente, o segundo período do ciclo ovulatório que ocorre entre a ovulação e a próxima menstruação, tem um tempo mais fixo, de 15 dias. Portanto, se o seu ciclo menstrual tem 28 dias, a ovulação deve ocorrer no 13º dia. Desta forma seriam 13 dias antes e 15 dias após a ovulação. O período fértil pode ser considerado 3 dias antes e 3 depois da ovulação.

E como saber o seu período fértil se seu ciclo não é tão “certinho”.

Sabendo que a 2º fase do ciclo (após a ovulação) dura 14 dias, você pega a média de intervalos entre os ciclos, subtrai 14 e terá um dia fértil:

Exemplo:

Ciclos de 26 a 29 dias.
26 – 14 = 12
29 – 14 = 15

Período fértil do 12º dia até o 15º dia do ciclo a contar do primeiro dia da menstruação.

No entanto, o controle ultrassonográfico do ciclo ovulatório, ainda é a forma mais precisa de avaliar a ovulação, sendo possível determinar o desenvolvimento do folículo dominante, do período ovulatório e ainda se a ovulação ocorreu de maneira normal.

Tem dúvidas sobre o assunto

Entre em contato com a gente!