Aproximadamente 15% dos casais com infertilidade apresentarão o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente, ou seja, a medicina ainda não consegue explicar porque aquele casal não consegue engravidar.

Mas será que algumas pacientes com infertilidade sem causa aparente não tem como fator de infertilidade a endometriose ? A resposta é sim!

Só que para se fazer o diagnóstico precisa-se conhecer bem a doença e pedir o exame correto com um bom profissional experiente em realizá-lo!

Na grande parte das vezes, um exame de toque vaginal já é suficiente para desconfiar da endometriose.

Para o diagnóstico da endometriose, faz-se necessária uma avaliação clínica criteriosa por parte do ginecologista e o exame mais indicado é o ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

Já na população de homens com o quadro de infertilidade aproximadamente 40% podem ter varicocele, que é uma alteração da anatomia normal das veias da bolsa testicular, que pode ser visível ou não. A varicocele pode ser detectada em um exame físico, onde se observa um ingurgitamento (dilatação) das veias escrotais.

Para o diagnóstico da varicocele, faz-se necessária uma avaliação clínica criteriosa por parte do urologista e o melhor exame para avaliar a doença é o ultrassom de bolsa escrotal.