Você está visualizando atualmente Estimulando a ovulação

Estimulando a ovulação

A relação programada é um tratamento de reprodução assistida de baixa complexidade em que a mulher é induzida a ovular por meio de medicamentos.

No decorrer do tratamento são realizadas ultrassonografias para acompanhar o crescimento dos folículos e no período ovulatório o casal é orientado a ter relações sexuais com maior frequência. O ultrassom permite saber em qual dia do ciclo a mulher terá mais chances de engravidar.

É possível conhecer o período fértil através da famosa “tabelinha”, mas o controle ultrassonográfico do ciclo ovulatório ainda é a forma mais precisa de avaliar a ovulação, otimizando o processo de ovulação e determinando inclusive o melhor momento do casal se relacionar.

As chances de sucesso? Depende‼ Por se tratar de um processo em que não se tem controle de todas as etapas ( o óvulo vai se encontrar com o espermatozoide nas trompas e não há como se ter acesso a esta fase neste tratamento) as chances podem chegar a 18/20% por tentativa.

Parece pouco né? Mas lembre-se, se você não está conseguindo engravidar há mais de um ano naturalmente, sua chance é menor do que isso.

Referências bibliográficas:

(Fertil Steril 2017;107:52–8. 2016 by American Society for Reproductive Medicine.)

https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(16)62849-2/fulltext