Aproximadamente 15% dos casais com infertilidade apresentarão o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente, ou seja, a medicina ainda não consegue explicar porque aquele casal não consegue engravidar.

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), de 30 a 54% das mulheres com sintomas de dores intensas durante a menstruação ou na região pélvica podem sofrer de endometriose.

Já na população de homens com o quadro de infertilidade aproximadamente 40% podem ter varicocele, que é uma alteração da anatomia normal das veias da bolsa testicular, que pode ser visível ou não.

Quando a vontade de abraçar o desafio da maternidade aparece e a gravidez não vem, a ansiedade e a frustração tomam conta e o sonho pode parecer estar um pouco mais distante.

Existem diversos problemas que podem afetar a fertilidade de um casal, os fatores são diversos e podem ser atribuídos tanto ao homem, quanto a mulher. Por isso, fazer uma revisão completa do aparelho reprodutor do casal, incluindo exames hormonais, pode diminuir a ansiedade e tornar o sonho realidade.

O melhor é se informar, escolhendo uma clínica que conte com um profissional de ginecologia e obstetrícia alinhado com os avanços tecnológicos em medicina reprodutiva. Tudo tem seu tempo e no caso da maternidade, não é diferente. A Clínica Ella se preocupa em atender seus pacientes, com tratamento individualizado e humanizado.