Você está visualizando atualmente A maternidade pode esperar?

A maternidade pode esperar?

O sonho da maternidade pode sim ser adiado, porém a recomendação é que mulheres que optarem em prorrogar a maternidade procurem um ginecologista para avaliar como está sua saúde e conhecer as técnicas de armazenamento e congelamento de óvulos. Esse método é uma opção para preservação da fertilidade.

A mulher, com o avançar da idade, diminui progressivamente a quantidade e a “normalidade” dos seus óvulos, além de estar mais sujeita a apresentar lesões nos órgãos reprodutivos como miomas, adenomiose ou sequelas relacionadas a infecções pélvicas prévias e endometriose. Ao chegar aos 40 anos as chances de engravidar chegam à apenas 8% Através das técnicas de reprodução assistida a gestação pode ser tentada até os 50 anos de idade!

Tratamentos como Inseminação Intrauterina (IIU) e Fertilização in vitro (FIV) podem ser indicados e nesta última modalidade podemos ainda incluir as possibilidades de doação de óvulos, ou mesmo, o útero de substituição (barriga de aluguel). Por isto é necessária a avaliação médica, para que os tratamentos sejam indicados conforme o perfil de cada mulher.


Referências bibliográficas:

Diagnostic evaluation of the infertile female: (Fertil Steril_ 2015;103:e44–50. _2015 by American Society for Reproductive Medicine.)
https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(15)00224-1/fulltext